CURSO MARKETING DIGITAL DESCOMPLICADO PARA SAÚDE - 07/03/2020

28/01/2020

No dia 07/03, reuni no Criarte Coworking uma turma com profissionais da área da saúde, psicóloga, dentista, educador físico e médica, para um dia de muita troca e aprendizado. Durante o curso passei para eles a importância de um bom marketing para a construção de um relacionamento duradouro com o cliente e a necessidade de conhecer o público para traçar estratégias assertivas. Além disso, mostrei como um planejamento bem feito pode ser a peça-chave, o que estava faltando, para a estratégia dar certo e por fim, apresentei cada canal/rede social e como eles podem ser trabalhados.

Com o aumento da competitividade no mercado, esses profissionais buscaram no curso formas de se destacar e fazer diferente na área da saúde. Apresentei para eles a importância de deixar claro a missão, visão e valores da sua marca/empresa, pois tudo o que for feito deve girar em torno disso. É importante pensar, definir, criar e administrar o negócio a partir das perspectivas do cliente, pensar nos fatores que influenciam a procura do sistema e serviços de saúde. Logo depois da 1ª parte da aula, eles definiram as metas e objetivos que gostariam de alcançar, pensaram no público e discutimos quais canais investir e mostrei alguns indicadores de sucesso.

Um dos pontos importantes é entender a concorrência, por isso, foquei também em apresentar informações sobre o mercado e pesquisas de marketing, para que fosse possível determinar o objetivo a ser alcançado, entender a segmentação de mercado e o público-alvo. É necessário entender as ofertas para poder demandar, por isso, aproveitei para mostrar à turma o tópico gerenciamento de ofertas, como apresentar o seu produto, planejamento e gerenciamento dos canais de marketing, afinal, um bom planejamento rende uma melhor comunicação com o público. Mostrei todas as redes sociais, conceitos, elas na prática, seus diferenciais e aplicações, quais postagens engajam mais e o gerenciamento de canais e ofertas.

Deixei para a última parte os maiores cases, com resultados reais de profissionais que conseguiram o retorno desejado investindo em suas redes sociais, mostrei os novos protagonistas da comunicação, as causas, pessoas e digital influencers que se destacam e ensinei sobre planejamento tático e integrado de comunicação, a necessidade de definir bem a equipe, tarefas e analisar os canais. Finalizei esse dia incrível apresentando a turma as principais ferramentas e demonstrando como funciona o gerenciamento e controle das redes.


Sobre o autor:
Comunicólogo, com habilitação em Publicidade e Propaganda, e Especialista em Comunicação Digital, atuante no mercado de Belém há 10 anos. Com Marketing Digital trabalha desde 2009. Participou de implementação de setores digitais e consultorias em agências, empresas e integrou equipes de campanhas políticas vencedoras, nos anos de 2012 e 2016. Há 4 anos coordena o setor digital da CA Comunicação e é autor do Curso "Marketing Digital Descomplicado", focado para empreendedores e profissionais de saúde, com 11 edições realizadas desde 2018.

Grade de Conteúdo

Marketing nas Instituições
1.1 - O papel do marketing nas organizações de saúde
1.2- Fatores que influenciam a procura do sistema e serviços de saúde
1.3 - Identificação de Stakeholders
1.4 - Matriz de elevação de valor: eliminar, elevar, reduzir e criar

Planejamento, canais e público
2.1 - Planejamento de marketing: Missão, visão e valor
2.2 - Definição de metas e objetivos
2.3 - Quais canais investir (19 canais de tração - Growth Hacking)
2.4 - Definição de público
2.5 - Indicadores de sucesso

Pesquisa e concorrência
3.1 - Informação de mercado e pesquisa de marketing
3.2 - Modelo PATH: entendendo o consumidor de serviços de saúde
3.3 - Determinação de alvos
3.4 - Segmentação de mercado
3.5 - Público-alvo x buyer persona

Gerenciamento de ofertas
1 - Visão do mix de produtos
2 - Planejamento e gerenciamento de canais marketing:
2.1 - Redes sociais: conceitos, prática, diferenciais e aplicações
2.2 - Tipos de postagens que mais engajam
3 - Gerenciamento de canais e ofertas

Marcas, causas e protagonistas
5.1 - Cases com resultados REAIS
5.2 - Os novos protagonistas da comunicação: causas, pessoas e digital influencers
5.3 - Como a sua marca se apresenta
5.4 - Planejamento tático e integrado de comunicação:
Definição de equipe e tarefas Análise de canais

Ferramentas e controle
6.1 - Ferramentas e controle
6.2 - O que vem por aí?

LOCAL: Criarte Coworking

Tv. da Estrela, 3334 - Marco, Belém-Pa